ROGÉRIO GODINHO
Press Kit
Bio
Rogério Godinho é um artista multifacetado - pianista, cantor e compositor, cuja formação passou pela Universidade de Évora, Lemmensinstituut (Bélgica) e Hot Club de Portugal, que tem na fotografia, nas filmagens e na poesia outras manifestações do seu universo artístico, como criador.
Nos seus trabalhos e espectáculos procura sempre que haja uma forte ligação entre a mensagem e a música, servindo um conceito e uma estética que vai definindo.
O seu novo álbum "We Change", que começou a ser divulgado a 9 de Dezembro de 2022, com o single "Reset", surge da necessidade que sentiu em ter a sua mensagem entendida para além da Língua Portuguesa, quebrando fronteiras numa arte em que, na realidade, estas não devem existir. Este disco é a prova de que não devem, também, existir limites na criação, dado que cada pessoa tem em si muitas "outras personalidades" e facetas, devendo manifestá-las quando assim lhe fizer sentido.
Em 2015, editou o seu primeiro trabalho discográfico - “ETERNO REGRESSO”, num estilo distinto, também com música original por si composta e uma narrativa subjacente, em que transpareciam algumas das suas influências: o Fado, o Jazz e a Música Popular Brasileira (MPB), com muitos elementos clássicos também presentes. Tratou-se de um conceito maioritariamente intimista, onde a palavra, a imagem e a música são indissociáveis.
Em 2017 editou uma música que compôs em homenagem a Bernardo Sassetti, artista que muito admirava, a que chamou “Para Sassetti”.
Mais recentemente, editou a sua composição “Évora, Cidade do Mundo”, que fez parte do documentário do realizador Jorge de Sá, dedicado à distinção de Évora como cidade Património Mundial, por parte da UNESCO.
A ligação da sua música à obra de Fernando Pessoa tem despertado interesse junto da “comunidade pessoana”, nomeadamente, através da Casa Fernando Pessoa e de outras iniciativas ligadas ao poeta.
A partir da edição do seu primeiro disco, “Eterno Regresso”, teve a oportunidade de ver o seu trabalho apresentado nomeadamente na Antena 1, RTP, Rádio Amália, Rádio Nacional Española e Rádio Clásica, ambas pertencentes à rTVE, de Espanha.
Downloads
CD We Change
já à venda
“WE CHANGE” é o segundo álbum de Rogério Godinho, depois de “Eterno Regresso”, editado em 2015. Desta feita é um EP, com seis temas originais, cantados em Inglês, respondendo à necessidade que sentiu de que a sua mensagem fosse entendida para além do universo da Língua Portuguesa. Musicalmente, este disco surge com uma sonoridade bem distinta do anterior, com uma vertente mais Pop e temáticas de espectro universal, como a preocupação ambiental e o respeito pelos direitos humanos.
Este álbum começou a nascer em plena pandemia, numa altura em que a criação e a composição eram as únicas coisas que um músico poderia fazer para se sentir válido, tentando perspectivar um mundo pós-pandemia.
“WE CHANGE” aborda a mudança sob diversos pontos de vista:
-
aquela que acontece em cada indivíduo, na forma como encara os seus medos, como olha para o seu trajecto, como determinadas pessoas com quem se cruza na sua vida contribuem para o mudar;
-
a mudança urgente que a Humanidade tem de realizar, na sua atitude perante a Natureza e o Planeta, para evitar a sua iminente e irremediável destruição (Música "SOS Planet);
-
pequenas mudanças levadas a cabo por muitos indivíduos podem gerar uma mudança sensível no rumo da sociedade, que se deveria querer mais sustentável, inclusiva e preocupada com o outro. A mudança do todo depende de cada um fazer a sua parte.
Rogério Godinho considera que “um artista, como criador de algo, tem o dever de colocar questões, as suas questões, fomentando a reflexão por parte do seu público”. É, também, com essa perspectiva que surge este trabalho. Os assuntos abordados nas diversas músicas são vivenciados e interessam, de forma transversal, a grande parte dos cidadãos do mundo, qualquer que seja a sua origem.
O primeiro single a ser divulgado foi o "Reset", que teve a participação da cantora Ana Stilwell, seguido de "SOS PLANET". Um dos temas do disco, chama-se "Love is Art" e foi inspirado na famosa performance “The Artist is Present”, de Marina Abramovic, no Museu de Arte Moderna (MoMA) de New York, em 2010. Numa dessas performances, a artista foi surpreendida pela presença do seu ex-companheiro Ulay, depois de 23 anos sem se verem. E a “magia” aconteceu! Os olhos de ambos disseram tudo. Não foram precisas palavras.
O novo álbum já se encontra à venda na loja online.
FICHA TÉCNICA do álbum "WE CHANGE":
Produção musical: Francisco Sales
Composição, Produção executiva: Rogério Godinho
Arranjos: Rogério Godinho (all songs), Francisco Sales (1,2,4,5)
Letras: Rogério Godinho (2,3,6), Sam Azura (1,4,5), Ana Stilwell (2), Manuela Quaresma (2)
Voz, Piano, Rhodes: Rogério Godinho (todas as músicas) | Voz: Ana Stilwell (2)
Guitarras: Francisco Sales (1,2,4,5) | Baixo Elétrico: Rui Pedro Pity (1,2,4) | Bateria: André Silva (1,2,4) | Violinos: Pedro Lopes (3), Daniel Bolito (3) | Viola: Joana Tavares (3) | Violoncelo: César Gonçalves (3,5) | Contrabaixo: Miguel Menezes (3) | Trombones: Eduardo Lála (3) | Flugelhorn: Pedro Monteiro (3) | Flauta: Carlos Teixeira (3) | Clarinete: Miguel Costa (3)
Mistura e masterização: Mo Hausler
Estúdio: Namouche
Imagem original 3D, capa e booklet: Jorge de Sá
Design gráfico: Rogério Godinho, Crisálida Agency, Tiago Alves
Apoio: Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores
Fotografia: Sónia Godinho
Official Website: www.rogeriogodinho.com
© ℗ Rogério Godinho, 2022 | All Rights Reserved
Novo single
"Once Upon a Time"
"Once Upon a Time" acaba de ser lançado! O último single do álbum "We Change".
Este tema fala de um mundo que nunca existiu, que provavelmente nunca irá existir… mas que era maravilhoso que pudesse existir. Um mundo de respeito entre todos, um mundo onde a liberdade não tira férias e onde a ganância, a guerra e a exploração de seres humanos não têm lugar. Se cada um de nós seguisse nessa direção, talvez o mundo pudesse ser melhor um dia.
FICHA TÉCNICA:
Música, letra, piano, voz: Rogério Godinho
Produção musical do album: Francisco Sales
Mistura e Masterização: Mo Hausler
Imagem da capa do single: Animix
All rights reserved 2023 © Rogério Godinho
Novo single
"Love is art"
o novo single “Love is Art” foi inspirado na famosa performance “The Artist is Present”, de Marina Abramovic, no Museu de Arte Moderna (MoMA) de New York, em 2010. Numa dessas performances, a artista foi surpreendida pela presença do seu ex-companheiro Ulay, depois de 23 anos sem se verem. E a “magia” aconteceu! Os olhos de ambos disseram tudo. Não foram precisas palavras.
FICHA TÉCNICA:
Música, rhodes, voz: Rogério Godinho
Letra: Sam Azura
Arranjo: Rogério Godinho, Francisco Sales
Guitarras: Francisco Sales
Baixo eléctrico: Rui Pedro Pity
Bateria: André Silva
Produção musical do album: Francisco Sales
Mistura e Masterização: Mo Hausler
Aguarela capa do single: Adão Conde
All rights reserved 2023 © Rogério Godinho
Lançado o single que dá nome ao novo álbum "We Change"
No dia 17 de Março, foi lançado o single "We Change" em todas as plataformas digitais, do novo Álbum de originais de Rogério Godinho, com o mesmo nome.
Ficha Técnica:
Letra, música, arranjo, piano, voz: Rogério Godinho
Violinos: Pedro Lopes, Daniel Bolito
Violoncelo: César Gonçalves
Viola de arco: Joana Tavares
Contrabaixo: Miguel Menezes
Flugelhorn - Pedro Monteiro
Flauta transversal: Carlos Teixeira
Clarinete: Miguel Costa
Trombone: Eduardo Lála
Produção musical do album: Francisco Sales
Mistura e Masterização: Mo Hausler
Imagem original da capa: Jorge de Sá
Design gráfico: Rogério Godinho, Crisálida Agency, Tiago Alves
Sponsor: Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores
All rights reserved 2023 © Rogério Godinho
Single "Neighbours of my Fear"
No dia 17 de Fevereiro, será lançado "Neighbours of my Fear" em todas as plataformas digitais, o terceiro single do novo Álbum de originais de Rogério Godinho, "We Change".
Este tema fala da turbulência interna que muitas vezes surge nas nossas cabeças, dos medos que nos prendem, do parece e não é, das desconfianças sobre nós próprios. Mas há sempre que manter o foco e força interior que nos coloca nos carris certos, acreditando na nossa essência e naquilo que realmente somos.
Já é possível fazer a compra do CD físico e digital, para não ter de esperar pelo lançamento do próximo single nas plataformas digitais.
Ficha técnica de Neighbours of my Fear:
Música: Rogério Godinho
Letra: Sam Azura
Arranjo: Rogério Godinho, Francisco Sales
Produção Musical: Francisco Sales
Piano, voz: Rogério Godinho
Guitarra Elétrica: Francisco Sales
Baixo elétrico: Rui Pedro Pity
Bateria: André Silva
Mistura e Masterização: Mo Hausler
Imagem capa single: Mart Production
All rights reserved 2023 © Rogério Godinho
Música "SOS Planet"
alerta para os desafios ambientais
No dia 20 de Janeiro, foi lançado "SOS Planet" em todas as plataformas digitais, o segundo single do novo Álbum de originais de Rogério Godinho, "We Change".
Num disco cantado em inglês, o músico e "ex-engenheiro" do ambiente considerou que deveria contribuir com a sua arte para alertar as pessoas para a urgência que existe em que se tomem decisões efectivas para travar a iminente destruição da Terra. Uma abordagem errada na gestão dos recursos naturais, assim como a poluição, nas suas mais diversas formas, têm conduzido a alterações climáticas que, consequentemente, geram desequilíbrios difíceis de travar.
Não tendo sido antes, o momento de agir é AGORA!
Já é possível fazer a pré-compra do CD físico e digital, no site oficial do músico, para não ter de esperar pelo lançamento do próximo single nas plataformas digitais.
Ficha técnica de SOS Planet:
Música: Rogério Godinho
Letra: Sam Azura
Arranjo: Rogério Godinho, Francisco Sales
Produção Musical: Francisco Sales
Piano, voz: Rogério Godinho
Guitarra Elétrica: Francisco Sales
Mistura e Masterização: Mo Hausler
Imagem original da capa: Jorge de Sá
Design Gráfico: Rogério Godinho, Crisálida Agency, Tiago Alves
Sponsor: Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores
All rights reserved 2023 © Rogério Godinho
Single"Reset"
No dia 9 de Dezembro, foi lançado em todas as plataformas digitais o primeiro single ("Reset") do segundo Álbum de originais de Rogério Godinho, "We Change".
Num disco cantado em inglês, este tema tem a participação da cantora Ana Stilwell e fala da necessidade de mudança pessoal que cada um pode sentir em determinados momentos da vida. Porque o tempo não pára, quebrar rotinas que já não fazem sentido é imperativo para voltar a viver. E, para isso, é necessário arriscar e sentirmo-nos confortáveis a caminhar nesse "arame", para chegarmos a algo melhor.
Num disco que conta com 14 músicos, em que todas as músicas são compostas por Rogério Godinho e com produção de Francisco Sales, este tema contou com a seguinte ficha técnica:
Letra: Rogério Godinho, Ana Stilwell, Manuela Quaresma
Piano e Voz: Rogério Godinho
Voz: Ana Stilwell
Baixo eléctrico: Rui Pedro Pity
Bateria: André Silva
Mistura e Masterização: Mo Hausler
Fotografia capa single: Brett Sayles